Todo Mundo – Rodrigo Sha
Receita para ser rapidamente esquecido no mundo da música pop: jogar todas as fichas no componente pop e esquecer-se de ser musical. Para o carioca Rodrigo Sha, essa nem chega a ser uma opção, já que seu cartão de visitas sempre foi o mesmo: tocar, tocar e tocar. E quem tiver alguma dúvida, que comece logo a ouvir esse Todo Mundo, CD que enfim reúne todos os Rodrigos que habitam o mesmo corpo: o saxofonista, o flautista, o violonista, o compositor de letra e música, o arranjador, o cantor... e a personalidade pop que encontrou na música o veículo para expressar as suas idéias. “E quem transforma um ambiente pela arte se estende / Vem me conhecer, vem se aproximar / Todo mundo tem a ver” – o convite, irresistível, está na doce drum n’bossa que dá título ao disco e que também serve como sua melhor porta de entrada. Porque Todo Mundo é, ao mesmo tempo, a cara de Rodrigo e o retrato da grande turma que ele naturalmente conseguiu agregar ao seu projeto musical. Do mestre da bossa nova Roberto Menescal ao DJ Nado Leal, todos foram chegando e acabaram achando um lugar confortável no universo musical de Rodrigo Sha. “Minha natureza é a mistura”, diz ele, um grande admirador do trabalho do saxofonista Branford Marsalis, jazzista de estirpe que levou virtuosismo ao pop e vice-versa, em discos como o hoje célebre Bring on The Night, de Sting.
Ser contemporâneo e manter a riqueza musical conquistada à base de muito estudo e incontáveis noites nos bailes da vida: essa é a proposta de Todo Mundo, disco produzido por Alex Moreira, tecladista e um dos fundadores do BossaCucaNova – banda com a qual Rodrigo vem correndo o mundo nos últimos anos. Com a ajuda de Alex, ele foi lapidando a faceta que considera ser a principal no trabalho de qualquer músico: a composição. “Tudo parte daí”, diz ele. “É onde você deixa a sua marca. E a sonoridade vem toda daí.” Assim, exceto por uma recriação pop do velho samba “Se Você Jurar”, de Ismael Silva (que praticamente virou uma música sua), todas as composições do disco são de Rodrigo – sozinho ou em parcerias.
“Tudo que eu quero / É me transformar / Em outra pessoa, num outro lugar / Onde a liberdade não é malandragem / É ingenuidade”, idealiza o músico em “Sol na Vida”, faixa que abre Todo Mundo com gosto de tarde na praia. Violão de samba, a percussão charmosa do mestre Laudir de Oliveira e uns tecladinhos climáticos (coisa de quem é admirador da eletrônica orgânica de Kruder & Dorfmeister e Thievery Corporation) dão a onda na desencanada “Trem”, outra das composições de Rodrigo que disputam um lugar na coletânea (ainda a ser feita) do pop brasileiro dos anos 00.
O desfile do compositor segue com “Multidão”, faixa com pulsação funk, mas bem no estilo anos 70, com flauta transversa, piano elétrico, scratchs de Nado Leal e mensagem alto astral: “e quem falou que existe regra pra viver?”. O clima bossa, herdeiro do projeto Brazilian Lounge (que Rodrigo montou no começo da década com o DJ Mam e que rendeu um bem-sucedido disco), ressurge em “Outra Lua”, que tem participação de Márcio Menescal, baixista do BossaCucaNova. E a faixa mais one-man-show de Todo Mundo é “Será Que Eu Vou”, que o músico compôs inteira e na qual ele tocou guitarra, bandolim e flauta transversa, além de fazer todos os vocais – o principal e os do coro. Restou a Alex Moreira cuidar apenas dos teclados e programações nessa que é a peça Pet Sounds do disco.
Mas como o próprio título do CD diz, o negócio de Rodrigo Sha é somar, não dividir. E lá estão, incorporados ao seu estilo, parcerias que percorrem um extenso arco da música popular brasileira. A começar por Roberto Menescal, com quem ele divide a autoria de “Só Dá Vontade de Viver”, uma bossa com flautinha e piano de época, guitarra jazzy (do próprio Menescal), a participação do BossaCucaNova e um refrão que é puro anos 00. O velho balanço segue firme em “Não Passou”, composição em parceria com George Israel, um dos fundadores do Kid Abelha (que Rodrigo acompanhou no Acústico MTV), além de seu companheiro no trio de saxes Os Roncadores. A camaradagem rendeu uma das músicas mais refinadas de Todo Mundo.
O departamento parcerias se engrandece ainda mais com “Tempo Fugaz”, um reggae com violão cheio de densidades, já denunciando quem o titular do disco divide a composição: Moska, um dos seus ídolos, junto com outros nomes que sacudiram a MPB nos 90, como Lenine, Carlinhos Brown e Marisa Monte. Quem toca bateria na faixa, por sinal, é João Viana, que, antes de acompanhar o pai Djavan e Cássia Eller, viveu com Rodrigo a aventura de passar dois meses em Amsterdam, no ano de 1998, tocando com a banda de reggae Medusa Dreads. Parceiro de Lenine no sucesso “Hoje Eu Quero Sair Só”, Mu Chebabi é agora o co-autor de “Só (Mulher Invisível)”, bossa que ainda conta com a participação mui especial do percussionista Marcos Suzano – que, nem precisa dizer, esteve com Lenine e Moska em seus trabalhos mais clássicos dos 90. E para fechar a lista das felizes colaborações de Todo Mundo, ainda tem “Semente”, exemplar da mais groovy psicodelia com inspiração nordestina, que o anfitrião compôs com Alexandre Castilho.
E é isso. Para quem conhecia Rodrigo Sha do BossaCucaNova, do Kid Abelha, do Brazilian Lounge, do seu primeiro disco solo (Corpo e Alma por Rodrigo Sha, feito em parceria com a loja Corpo e Alma), das bandas do DJ Marcelinho da Lua e do cantor Rogê, do Dread Lion, do Medusa Dreads ou até mesmo do Idéia Rara (o seu primeiro grupo, com o qual lançou disco em 1996), o que está aqui é justamente o ponto onde ele queria chegar. Todos os Rodrigos, de todas as fases, num trabalho só. Todo Mundo chega pedindo licença e também um pouquinho de atenção para o que tem a dizer esse jovem, mas bem rodado talento da MPB. “A música é o meu veículo nesse mundo, é onde eu transcendo, é a minha realização, é o que eu compartilho com as pessoas”, diz ele. E quem há de recusar o convite para uma audição?
Silvio Essinger, novembro de 2007.
Agenda de Show:
Maio/2008
17 - Live PA Solo - Evento Fechado (Rio de Janeiro - RJ)
24 - Live PA no Bar Londra (Hotel Fasano - RJ)
29 - Live PA Solo com DJ - Stand GNT (Shopping Leblon - RJ)
Junho/2008
05 - Show com BossaCucaNova em Evento Fechado (Volta Redonda - RJ)
06 - Show com BossaCucaNova em Evento Fechado (Volta Redonda - RJ)
07 - Live PA com Marcelinho da Lua (Brasília - DF)
12 - Show com Banda (Diquinta - SP)
Sétima arte do R.E.M
Há 14 anos
0 comentários:
Postar um comentário